Ter uma pele lisinha, uniforme e sem manchas é o sonho de muitas pessoas, principalmente com a chegada do verão, quando os corpos ficam naturalmente mais expostos. Porém, nem sempre isso é possível.
As indesejáveis estrias, por exemplo, são um incômodo que afeta homens e mulheres, principalmente gestantes e adolescentes. Continue a leitura e saiba mais sobre as estrias e as formas de evitar e atenuar o problema.
O que são e o que causa as estrias?
Estrias são cicatrizes que surgem quando as fibras elásticas e colágenas da derme, que é a camada mais profunda da pele, se rompem, geralmente porque a pele sofreu um estiramento rápido demais.
As grávidas e os adolescentes são os grupos mais propícios a terem estrias. Cerca de 90% das gestantes acabam ficando com estrias e quanto mais peso a mãe ganha, maiores as chances delas aparecerem, principalmente na barriga e nas coxas.
A colocação de próteses mamárias também pode provocar esse problema, devido à distensão abrupta dos tecidos.
Já na adolescência, aproximadamente 70% das mulheres e 40% dos homens desenvolvem estrias.
Além disso, há fatores genéticos que também influenciam nessa questão, por isso algumas pessoas são mais propensas a tê-las.
As causas mais comuns para o surgimento de estrias são as seguintes:
- ganho de peso repentino, assim como o efeito sanfona, ou seja, emagrecer e engordar continuamente. Neste caso, as estrias surgem, principalmente, na barriga, quadris, nádegas e coxas, mas também podem aparecer em outras partes do corpo, como nos braços e nas costas;
- gravidez, geralmente a partir do sexto mês de gestação, quando a barriga tende a crescer mais rapidamente. Além da barriga, as estrias também podem aparecer nos seios, que aumentam bastante de volume durante a gestação, nas coxas e no culote;
- uso de anabolizantes e ganho rápido de massa muscular podem resultar em estrias nos ombros;
- estirão puberal, também chamado de estirão da puberdade, ou seja, período em que o adolescente tem um crescimento acelerado e bem perceptível, principalmente na altura. Nessa fase, que dura de 3 a 4 anos, podem surgir estrias nas coxas e quadris. No caso das meninas, elas também costumam aparecer nos seios.
Quais são os tipos?
Elas se dividem em dois tipos: estrias vermelhas ou arroxeadas, quando são recentes, e estrias brancas, quando são mais antigas.
As mais recentes podem causar um pouco de coceira ou inflamação local. Já as esbranquiçadas, como são mais antigas, já provocaram uma atrofia maior das fibras elásticas e colágenas, por isso não há nenhum processo inflamatório local.
Em peles negras ou mais morenas, elas podem surgir com uma cor mais escura do que o tom da pele.
Como prevenir o surgimento das estrias?
Existem alguns cuidados que estimulam a produção de colágeno e elastina, evitando o aparecimento das estrias. São eles:
- Alimentação balanceada: hábitos alimentares saudáveis têm reflexos positivos em todo o organismo, inclusive na pele. Evite exagerar nos doces, pois eles dão origem à glicação, um processo onde as moléculas de glicose se ligam às fibras de colágeno, prejudicando a sua capacidade de se distender.
- Consumo de vitamina C: a vitamina C contribui para a formação de colágeno, uma das substâncias mais importantes para a sustentação da pele. As frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina, morango, acerola e goiaba são ricas em vitamina C, mas você também encontra esse nutriente em grande quantidade no mamão, na manga, no caju, no pimentão amarelo e em vegetais de verde escura, como o couve e o brócolis, entre outros.
- Ingestão de água: beber água é fundamental para a saúde do organismo como um todo. Além disso, ela é importante para manter a pele hidratada, evitando os rompimentos no tecido e as estrias. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia, lembrando que ela também está presente nos alimentos, em especial nas frutas.
- Uso de hidratantes: além de beber água, é indicado hidratar a pele com um creme ou óleo hidratante de qualidade duas vezes ao dia. Os produtos com ácido retinoico são eficientes contra as estrias, mas não use nada sem orientação médica.
- Atividades físicas: realizar exercícios físicos também contribui para manter a pele firme, prevenindo o aparecimento das estrias.
- Massagens: fazer massagens de drenagem linfática melhora a circulação sanguínea e ajuda a proteger a pele contra estrias e celulite.
- Efeito sanfona: evitar oscilações no peso é importante para prevenir o estiramento da pele e, consequentemente, as estrias.
Como é o tratamento para estrias e quando ele deve ser iniciado?
Para início de conversa, produtos que prometem acabar com as estrias não são realmente tão eficazes, pois não existe tratamento que possa eliminá-las totalmente. O que se pode fazer é melhorar a sua aparência.
Além disso, o tratamento é mais eficiente quando iniciado logo que elas surgem, na fase em que elas ainda têm cor vermelha arroxeada.
Porém, é importante destacar que fatores genéticos, como a raça e a produção de colágeno – que varia de uma pessoa para outra -, além da idade do paciente, são elementos que interferem nos resultados do tratamento.
Procedimentos estéticos
Atualmente, a realização de procedimentos estéticos auxilia e muito no tratamento das estrias. Veja alguns deles:
Carboxiterapia
Este é um tratamento realizado com o uso via aplicação de gás carbônico medicinal, em diferentes camadas da pele. Esse gás ativa a drenagem venolinfática, aumentando a oxigenação do tecido e renovando as fibras elásticas, o que faz com que a pele se revitalize, enrijeça e se retraia, deixando-a mais firme.
SMARTSTRIL
Esta técnica promete melhorar a aparência de estrias brancas em até 80% já na primeira sessão. É um método que não é invasivo e não conta com cirurgia. Através de produtos especialmente desenvolvidos, eles eliminam os radicais livres, regeneram, estimulam e produzem colágeno e elastina da pele.
Dermapen
O microagulhamento realizado com Dermapen é uma ótima opção para renovar a pele e estimular a produção de colágeno, deixando-a mais firme e radiante. Além disso, é possível suavizar aquelas cicatrizes de acne, assim como é aplicado em estrias